CORPO DE BOMBEIROS

 

Um Corpo de Bombeiros é a unidade operacional e tecnicamente organizada, preparada e equipada para o cabal exercício das missões a si atribuídas, e que se insere dentro de uma entidade detentora, que poderá ser pública ou privada, designadamente o Município ou a Associação Humanitária de Bombeiros.

 

A missão dos corpos de bombeiros em geral, prende-se com a vastíssima atividade de proteção e socorro de pessoas e bens.
Neste contexto, merece especial destaque a atividade de combate a incêndios de qualquer natureza (designadamente, urbanos, industriais, rurais e florestais) e o socorro e transporte de feridos ou doentes, incluindo a emergência pré-hospitalar.


Para além destas duas grandes áreas de atividade – o serviço de incêndio e o serviço de saúde – muitas outras missões cabem aos bombeiros.
Poderá dizer-se mesmo, com alguma propriedade, que os bombeiros têm uma competência residual e suplementiva na Proteção Civil. Cabendo-lhes, pois, áreas como o socorro em caso de inundações, desabamentos, abalroamentos, bem como em tudo o que representar acidente, catástrofe ou calamidade!


A tudo isto acresce uma atividade de prevenção. Quer contra incêndios ou acidentes, onde existam especiais riscos, quer em recintos ou em eventos com aglomeração de público.
De um modo geral, é esta a panorâmica da missão que está confiada aos Corpos de Bombeiros, que procuramos, a cada dia, cumprir mais e melhor!