Escola Infantes e Cadetes

 

 

 

A Escola de Infantes e Cadetes tem como principal objetivo, promover a instrução inicial para um possível ingresso na carreira de Bombeiro, formando estes jovens nas temáticas da proteção e socorro, ao mesmo tempo, procurando fazer com que estes se tornem cidadãos conscientes, fomentando-lhes valores morais e éticos de cidadania.

Solidariedade, tolerância e entreajuda sem exclusões mem omissões, são metas a  atingir com serenidade, coragem e sabedoria, fortalecendo a amizade e adotando atitudes positivas e dinâmicas.

Tendo uma componente pedagógica com disciplinas como Relações Interpessoais, Organização de Bombeiros, Ordem Unida, Preparação Física, Comunicações, Veículos e Equipamentos, Socorrismo, Matérias Perigosas, Nós e Ligações, Extintores, Incêndios Florestais, Incêndios Urbanos, Fenomenologia da Combustão, Eletricidade, Hidráulica, Construção Civil, etc.

Além da componente pedagógica, registe-se outras atividades como: Maõs à Obra!Vamos Limpar Portugal!; À procura de água na freguesia de Amora; exposição “O Corpo Humano como nunca o viu”;  Festa Natal dos Filhos dos Bombeiros e Funcionários; acampamentos, acantonamentos, atividades com os Escuteiros; Projeto Quartel Electrão; “ Juntos pela Mesma Causa”; a defesa e preservação da natureza e do ambiente, entre outros.

Tendo como responsáveis a Subchefe Fátima Silva e o Bombeiro de 3ª Marco Ribeiro, a Escola de Infantes e Cadetes teve o seu início em 08 de novembro de 2008 composta por 21 elementos, sendo 05 Cadetes e 16 Infantes.

A escola de 2009/2010 aumenta para 25 elementos e em 2010/2011 já composta por 36 elementos, passa também a integrar a equipa de responsáveis a Bombeira de 3ª Célia Figueira.

Atualmente, tendo como responsáveis a Chefe Fátima Silva, o Bombeiro de 2ª Marco Ribeiro e a Bombeira de 3ª Célia Figueira, a  Escola de Infantes e Cadetes de 2011/2012 conta com 44 elementos, com idades compreendidas entre os 06 e 17 anos, sempre apoiada pelo Comando e por diversos elementos deste Corpo de Bombeiros, bem como pelos Orgãos Sociais, a Escola de Infantes e Cadetes da Associação Humanitária de Bombeiros Mistos de Amora, continua a pautar-se pelo espírito voluntarioso e de equipa, sabendo que as dificuldades são estímulos para os que sabem e querem lutar.