A Associação Humanitária de Bombeiros Mistos de Amora (AHBMAmora), foi fundada a 21 de Junho de 1999 e homologado o seu Corpo de Bombeiros pelo Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil a 01 de Abril de 2004. Em Junho de 2005 saíram da formação os primeiros bombeiros desta Associação. Em Agosto de 2005 começou a prestar serviços directos aos cidadãos.

 

A AHBMAmora tem por principal fim criar e manter um Corpo de Bombeiros, para que assim e dessa forma possa socorrer feridos, doentes, náufragos e proteger por qualquer forma as vidas humanas, animais bens, extinguindo incêndios, entre muitas outras actividades atribuídas aos bombeiros. Pode também promover festas e sessões culturais e exercer qualquer outra actividade conducente a melhorar a preparação intelectual e moral dos seus associados, com excepção de actividades de carácter político ou religiosos. Poderá ainda alargar a sua actividade através de obras e acções sociais.

 

A AHBMAmora, esta inserida no concelho do Seixal, na Freguesia de Amora, onde o crescimento demográfico verificado e previsto, a par do aumento urbanístico, bem como, uma rede viária muito densa, com um tráfego muito intenso, uma diversificação de actividades, e uma área florestal mais ou menos densa, são razões que explicam o número elevado de serviços, aos quais este Corpo de Bombeiros tem respondido no decurso da sua actividade e justificam a necessidade de apoio aos Bombeiros, de forma a manter inalterada a primordial capacidade de dar resposta às necessidades da população, do comércio e da indústria.